Depois de uma jornada de amadurecimento da gestão, 91 pequenas empresas se reunirão nesta quarta-feira (dia 23), às 19 horas no Vivaro Eventos, para o encerramento da segunda edição do programa ENE (Excelência no Nível Empresarial) realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) em parceria com o Sebrae/PR.
As empresas tiveram acesso a workshop e consultorias com metodologia própria voltada ao amadurecimento do negócio. Com base no desempenho apresentado durante o programa, elas receberão selos ouro, prata ou bronze. O objetivo do ENE é evoluir a gestão das empresas de acordo com nove pilares: processos sistêmicos; liderança e gestão de equipe; resultados e lucratividade; gestão de relacionamento; visão estratégica; gestão da informação; cultura organizacional; inovação e adaptabilidade e sustentabilidade.
A empresária Isabela Andregheti participou da primeira edição do ENE no ano passado e decidiu participar neste ano. Ela abriu em 2022 a Luvi Kids e viu no programa uma oportunidade de aprimorar a gestão e encontrar maneiras adequadas de fazer a loja de moda bebê crescer de forma sustentável e com processos definidos. “O programa ENE me trouxe insights valiosos. Aprendi a importância de estabelecer missão, visão e valores, mesmo se tratando de uma empresa pequena. Vi como fazer a gestão da equipe e utilizar análises detalhadas para acompanhar o desenvolvimento da loja e o comportamento dos clientes”, relata.
Os benefícios do programa se aplicam também a empresas com muitos anos de mercado, como a Kenji Arquitetura, que atua há 32 anos. O arquiteto Marcos Kenji destaca que o aprendizado do ENE tem contribuído para o processo de sucessão empresarial com seus dois filhos, um arquiteto e outro engenheiro civil. “Um dos principais argumentos para participar foi exatamente o de deixar um legado para eles no que diz respeito ao gerenciamento de empresas. Os nove pilares que o ENE traz são importantíssimos para a melhoria da gestão. Destaco também a importância de estabelecer a cultura da empresa e a gestão de erros, que se bem administrados, se transformam em experiência”, conclui.
Foto: Ganhadores do selo ouro na edição do ano passado