0800-600-9595
(44) 3025-9595
Em formato híbrido, mesa-redonda da ACIM discute mobilidade sustentável

Especialistas renomados discutirão o futuro da mobilidade sustentável para o desenvolvimento de Maringá. A mesa-redonda será em formato híbrido – online e presencial – na próxima segunda-feira (dia 20), às 19 horas, com transmissão do auditório da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) para o YouTube e Facebook – o link é https://youtu.be/y_7H9ak3CZw

O assunto é mais do que pertinente. As bicicletas representam 6% dos deslocamentos em Maringá, o dobro da média nacional, segundo estudo da Cidade Viva, empresa que venceu licitação para elaborar o plano de mobilidade urbana da cidade. Dos usuários deste meio de transporte, 34% utilizam para chegar ao local de estudo e, em média, cada viagem leva 35 minutos. Maringá oferece 41 quilômetros de ciclovias e outros 15 estão em estudo. Isso contribui para um comércio pujante: mais de 600 empresas comercializam ou consertam bicicletas e acessórios, segundo a Secretaria da Fazenda de Maringá.

A mobilidade sustentável será debatida pelo secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur; prefeito Ulisses Maia; engenheiro civil especialista em transporte Ricardo Medanha Ladeira, que é coordenador-geral da Cidade Viva; engenheiro civil Silvio Barros II, que é consultor na área de sustentabilidade e gestão pública; e o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares.

O evento terá patrocínio de Dias Bike, Maringá Park Shopping, Humana Saúde, Voltur, Ziober e Shelter Steel Estruturas Modulares, além do apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e prefeitura de Maringá.

Maringá integrará comitiva do governo do estado e participará de maior exposição do mundo, em Dubai

Em comitiva do governo do estado e da Invest Paraná, a prefeitura de Maringá, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Instituto Mercosul e entidades da cidade confirmaram presença na Expo Mundial, maior exposição do mundo marcada para ser realizada entre outubro deste ano e março de 2022 em Dubai, Emirados Árabes. Haverá um pavilhão específico do Paraná, entre 10 e 17 de outubro.

A busca por investimentos e negócios favorece a participação de Maringá na Expo Mundial, que contará com representantes da administração municipal, como o prefeito Ulisses Maia e o secretário de Inovação Marcos Cordiolli, além de empresários e representantes de entidades que impulsionam os índices de exportação na cidade.

Maringá é a 2º maior cidade exportadora do Paraná e a 9ª do País. Em 2020, exportou-se daqui mais de US$ 2,3 bilhões, 62% direcionadas só para a China. 

A Expo Mundial é o maior e mais antigo evento empresarial do mundo. Começou em 1851, em Londres, na Inglaterra. Nela, foram apresentadas ao mundo inovações marcantes, como o celular, a máquina de raio-x, a Torre Eiffel e até o sorvete de casquinha. 

“É o maior encontro mundial de negócios, realizado a cada cinco anos, abordando temas como cultura, tecnologia, inovação, design e excelência humana”, afirma o presidente do Instituto Mercosul, Aluízio Andreatta. O Instituto está organizando a comitiva maringaense que participará da exposição, inclusive estão à venda pacotes para a participação. Dirigentes da Acim estiveram presentes nas edições de Lisboa, em 1998, e em Tóquio, em 2005.

EXPO DUBAI - A Expo Mundial, que, nesta edição, recebe o nome de Expo Dubai 2020, foi postergada por um ano devido à pandemia e acontecerá de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022. Em 181 dias de evento, a expectativa é receber 25 milhões de visitantes. 

Entre 10 e 17 de outubro o Paraná será o protagonista do pavilhão do Brasil e o primeiro estado a representar o país na feira. O Governo do Paraná deve colocar Maringá como destaque no pavilhão como a melhor cidade para se viver no Brasil. 

“Será um momento importante para fortalecermos as relações de exportação nas quais estamos inseridos. Neste sentido, avançamos no processo de internacionalização de Maringá e na busca para nos tornarmos Cidade Classe Mundial”, diz o prefeito Ulisses Maia.

George Coelho, da Labore, é escolhido Jovem Empreendedor

Atendendo a critérios de ser empresário de Maringá e ter até 40 anos, o ganhador do prêmio Jovem Empreendedor foi escolhido na nesta segunda-feira (dia 13): é George Coelho, da Labore Saúde Ocupacional.

A eleição ocorreu depois de dois anos da última edição do prêmio concedido pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e Copejem, que é o conselho de jovens empresários e executivos da entidade.

Uma comissão julgadora escolheu Coelho entre os nomes indicados por 12 entidades na primeira fase do processo. Integraram a comissão representantes da ACIM, Fiep, Sivamar, Sindicato dos Jornalistas, prefeitura de Maringá, Câmara Municipal, Codem e Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

Ele é graduado em Fisioterapia e está cursando Direito. Depois de trabalhar seis anos em uma empresa multinacional, tendo também atuado como perito judicial e assistente em perícias trabalhistas, abriu, aos 22 anos, a primeira empresa, que em 2010 passou a se chamar Labore Saúde Ocupacional. Gerando 85 empregos diretos, a Labore abriu a primeira unidade fora de Maringá em 2018 e hoje conta com quatro unidades. Outras quatro deverão ser abertas nos próximos dois anos, o que permitirá à empresa continuar dobrando o faturamento anualmente. A Labore já ganhou o prêmio MPE Brasil 2013 etapa estadual, foi finalista do prêmio MPE Brasil 2014 etapa nacional e do Prêmio de Qualidade e Produtividade PprQG. Já venceu o prêmio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU, além de ser certificada pela GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar, ter selo ISO 9001 e adotar programas de compliance e de proteção de dados. 

George Coelho também é acionista de uma empresa na área de TI e do Maringá Futebol Clube, além de se dedicar ao associativismo há muitos anos. É presidente do Instituto Cultural Ingá e do Conselho Municipal do Trabalho, e já presidiu a Associação Brasileira de Recursos Humanos Regional Noroeste (ABRH Noroeste) por duas gestões.  “Ganhar o prêmio é uma mistura de três sentimentos: primeiro a surpresa por ter sido escolhido, depois gratidão e felicidade”, comenta.

Esta será a 14a edição do prêmio, cuja cerimônia será em dezembro. O prêmio foi criado em 2007 e já homenageou os seguintes empresários e executivos: Júlio Bertuci Neto (Bertuci e Garcia Engenheiros Associados e Bertuci Construções Civis), Mauricio Real Prado (WRA Gestão em Tecnologia da Informação), Michael Vieira da Silva (O Diário do Norte do Paraná), Charles Piveta Assunção (Strut), Michel Felippe Soares (Patrimonium e Alltech Rastreamento Veicular), Antonio Carlos Braga Júnior (CRMall e Automaticket), Wilson de Matos Silva Filho (Unicesumar), Cezar Couto (Lowçucar), João Vitor Mazzer (Euphoria Eventos e Formaturas), Felipe Bernardes (SVN Investimentos), Thiago Ramalho (Gela Boca Sorvetes) e Erike Almeida (Tecnospeed).

Inscrições para certificação in company do Selo ODS terminam semana que vem

Até 14 de setembro as empresas podem se inscrever para a certificação ODS promovida pelo Instituto ACIM. Trata-se de um processo que envolve treinamento, certificação e reconhecimento das empresas comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde abril estão sendo realizados treinamentos e auditorias que já impactaram 23 empresas com conteúdos como: conscientização sobre responsabilidade socioambiental, formação de líderes e multiplicadores de sustentabilidade; melhoria da gestão de projetos socioambientais; fomento de projetos que cumpram as metas da Agenda 2030 da ONU; e incorporação da sustentabilidade no planejamento e na gestão empresarial.

As empresas interessadas em participar da certificação devem entrar em contato com a equipe do Instituto ACIM pelo e-mail gestao@institutoacim.org.br ou Whatsapp (44) 99977-1376 e (44) 99739-9515. As auditorias dos projetos que atendem aos ODS serão no final do mês. 

As empresas certificadas receberão selo ouro, prata ou bronze, de acordo com o número de ODS cumpridos. A cerimônia de entrega da certificação será em outubro durante o evento Summit Pacto Global Signatários.

Instituto Mercosul está com inscrições abertas para Expo Mundial

Empresários maringaenses terão a oportunidade de conhecer as principais criações e inovações de mais de 190 países. Isso porque o Instituto Mercosul está com inscrições abertas para a Expo Mundial, o maior e mais antigo evento empresarial do mundo. Neste ano, o evento que começou em 1851, em Londres, na Inglaterra, será em Dubai, nos Emirados Árabes. 

Em edições anteriores foram apresentadas ao mundo inovações marcantes como o celular, a máquina de raio-x, a Torre Eiffel e até o sorvete de casquinha. “Este é um encontro gigantesco realizado a cada cinco anos que aborda temas como cultura, tecnologia, inovação, design e excelência humana”, afirma o presidente do Instituto Mercosul, Aluízio Andreatta.  

A Expo Mundial, que, nesta edição recebe o nome de Expo Dubai 2020, tinha sido postergada por um ano devido à pandemia e acontecerá de 1º de outubro a 31 de março de 2022. Em 181 dias de evento, a expectativa é receber 25 milhões de visitantes. 

Entre 10 e 17 de outubro o Paraná será o protagonista do pavilhão do Brasil. O estado será o primeiro a representar o país na feira e tem mais: Maringá será destaque no pavilhão como a melhor cidade para se viver no Brasil. 

Para participar da viagem que ocorrerá entre 8 e 15 de outubro, é preciso entrar em contato com o Instituto Mercosul para conhecer a programação e condições- as vagas são limitadas. O telefone é o (44) 3025-9613 e o e-mail é informação@institutomercosul.org.br

Com retomada do terminal de cargas no aeroporto, mesa-redonda discute oportunidades

O Instituto Mercosul e a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) realizam, em 30 de agosto, a mesa-redonda ‘Logística internacional em foco: novas perspectivas do aeroporto de Maringá’. A transmissão será às 19 horas, pelo canal do Instituto Mercosul no YouTube. 

Participam do evento o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares; o presidente do Instituto Mercosul, Aluizio Andreatta; o presidente do Conselho de Comércio e Serviços, Petrojan Vaz Neves; o prefeito de Maringá, Ulisses Mais; o superintendente do Aeroporto de Maringá, Fernando Rezende; e o CEO da BHZ Logística, Leonardo Coli. A conversa será mediada pelo pesquisador e especialista da história local, Miguel Fernando. 

Na oportunidade, serão abordadas possibilidades econômicas decorrentes da retomada das operações do Terminal de Cargas (Teca) do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, de Maringá. A expectativa é que o comércio exterior em Maringá e região seja impulsionado, contribuindo para a retomada econômica.

A reabertura do terminal, que será administrado pela empresa mineira Bhzlog, ocorre após as obras de modernização no aeroporto concluídas em julho. A pista de pouso e decolagem passou de 2.100 para 2.380 metros de comprimento; o pátio agora conta com 12 posições de estacionamento de aeronaves; houve reforma da Seção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros e inserção do Sistema de Iluminação de Aproximação. O investimento foi de mais de R$ 81,5 milhões de recursos do Governo Federal.

Também serão enviados pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), para instalação até o final do ano, equipamentos para a Torre de Controle, avaliados em R$ 10 milhões. O aeroporto completou 20 anos de operações em abril e recebeu, ao longo de sua história, mais de 9,5 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques. As três principais companhias aéreas brasileiras operam no Aeroporto de Maringá são: Azul, Gol e Latam.

Fotógrafos expõem mais de 70 imagens no Shopping Avenida Center

Maringá, seus cantos, cenários e vida cotidiana são os temas de uma exposição fotográfica que será apresentada entre 31 de agosto e 25 de setembro na Galeria de Arte, do Shopping Avenida Center. Com o nome ‘20 Ver Maringá’, a exposição terá 72 fotos no tamanho 30x45 centímetros molduradas, e é fruto do trabalho de dez fotógrafos, que integram o Núcleo de Fotógrafos de Maringá, ligado ao programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). A exposição tem apoio da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), da Prefeitura de Maringá.

Trata-se da primeira exposição de fotos autorais do grupo, com imagens produzidas em junho e julho utilizando câmeras e lentes variadas, mas com lente na distância focal de 20mm. O trabalho é inspirado numa exposição realizada em São Paulo.

Para produzir as imagens, os fotógrafos profissionais escolheram o cotidiano das ruas, e com a experiência exercitaram a percepção e a criatividade. Os trabalhos foram feitos por Alessandro Gaioto, Angélica Britez, Cesar Thobias, Elisson Andrade, Franciane Gaioto, Gisele Luvizeto, Ivan Amorin, Marcos Luvizeto, Rose Babicz e Tatiana Rainieri.

Chefe da Casa Civil se reunirá com empresários e entregará viaturas em Maringá

Nesta quinta-feira (dia 19), o Secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, cumprirá agenda em Maringá. Às 11 horas ele terá reunião com empresários na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) para discutir iniciativas para a retomada econômica e obras na região. Depois, às 14 horas, Silva irá ao 40 Batalhão da Polícia Militar para a entrega de viaturas.

Campanha da prefeitura e Instituto ACIM arrecada 1,5 tonelada de roupas em shopping de Maringá

Entre cobertores e peças de inverno, doações foram encaminhadas para 13 instituições sociais   A Campanha do Agasalho, promovida pelo Provopar Maringá, Instituto ACIM e Shopping Catuaí, atingiu em dois meses a arrecadação de 1,5 tonelada de cobertores, roupas de inverno e itens de higiene pessoal.  As doações foram encaminhadas para cinco igrejas, quatro entidades sociais e quatro associações de bairro de Maringá e demais municípios da região. As peças foram distribuídas para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pelas entidades.  O ponto central de coleta desta campanha foi incomum: uma loja vazia localizada em um dos corredores do Catuaí Shopping Maringá. No local de paredes brancas, estavam expostos manequins “nus” e araras com cabides vazios. O intuito da ação é que os clientes solidários preenchessem os espaços vazios com as roupas doadas, vestindo os cabides, manequins e organizando a loja ao seu gosto.  De acordo com a diretora do Provopar, Rosângela Danielides, a iniciativa chamou a atenção das pessoas e foi decisiva para alcançar o montante doado. “Nossas ações durante a pandemia estavam muito focadas na arrecadação de alimentos, e este ano, o inverno chegou mais cedo e rigoroso, então a visibilidade da loja vazia no shopping alavancou as doações de agasalhos e cobertores. O resultado foi muito gratificante”, comemora.  Entre junho e agosto, por conta dos dias de frio intenso, foram realizadas três retiradas da loja e repasse para as instituições. “O frio chegou com tudo e não tinha como esperar. Algo muito bacana é que sempre que passávamos pela loja vazia, ela estava cheia de roupas, de amor e solidariedade, então foi uma parceria que rendeu bons frutos”, comenta a gerente de marketing do shopping, Vania Almeida.  Doações Para fazer doações de roupas, cobertores, alimentos e itens de higiene pessoal, basta levar pessoalmente na sede do Provopar (Avenida XV de Novembro, 701). Ou então, é possível entrar em contato pelos telefones (44) 3221-1280 e 3221-1508 que o Provopar vai até o local para fazer a retirada.

Instituto ACIM tem nova turma para certificação Selo ODS

Com o objetivo de treinar, certificar e reconhecer empresas comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto ACIM promove a certificação Selo ODS. Dando continuidade à parceria com o Sebrae, que subsidia a capacitação, teve início a segunda turma com a participação de dez empresas, que poderão receber a certificação  Selo ODS do Instituto ACIM, reconhecendo as práticas sustentáveis e o impacto positivo de seus projetos e ações. Na segunda turma participam: Crivialli, Depósito Santa Terezinha, Grupo Maringá de Comunicação, Injetta Plásticos, O Casulo Feliz, SIAD Sistemas Inteligentes, Trianon Consultoria, Urbe Vital, Veríssimo & Viana Advogados e VG Educacional. As empresas comprometidas com os 17 ODS recebem o Selo Ouro, as que atendem entre 8 e 16 objetivos recebem Selo Prata, e as que atendem entre 2 e 7 ODS recebem Selo Bronze. O selo pode ser utilizado nos materiais de divulgação das empresas certificadas. Para saber mais sobre outras modalidades da certificação, o e-mail é  gestao@institutoacim.org.br e os WhatsApp são (44) 99977-1376 e (44) 99739-9515.

Especialistas nacionais discutirão ESG em Fórum ACIM Mulher

Os critérios de ESG têm pautado as ações das empresas e os investimentos. A sigla, que passou a fazer parte das notícias do mundo empresarial, abarca as iniciativas voltadas para o meio ambiente, sociedade e governança (do inglês, Environmental, Social and Governance) e será o tema do Fórum ACIM Mulher, online em 18 de agosto, às 19h30.   Para discutir o assunto, foram convidadas duas especialistas reconhecidas nacionalmente: Beatriz Vergueiro, que é head de produtos ESG na XP Investimentos, uma das maiores corretoras independentes do Brasil, e Luciana Nabarrete, diretora administrativa da Engie Brasil, que é uma das maiores empresas do mundo em energia renovável.   Formada em Engenharia de Produção e pós-graduada em Finanças no Insper, Beatriz tem sete anos de experiência no assunto e trabalhou em empresas como Stone, Banco BR Partners e Arezzo&co. Segundo ela, o ESG é uma nova ótica de análise de investimento que permite que as empresas olhem para além do lucro e adicionem o componente do ‘impacto’. “A ideia é estimular as empresas a deixar de pensar no lucro a qualquer custo e começar a pensar como contribuir com todos os stakeholders da cadeia de valor”, diz.   A outra palestrante será Luciana Nabarrete, que é graduada em Processamento de Dados e tem MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC). Desde o ano passado ela é diretora administrativa da Engie Brasil, sendo a primeira mulher a ocupar essa posição. A Engie Brasil é líder global no mercado de energia e conquistou um lugar no Clean200, conceituado ranking global que lista as 200 companhias de capital aberto do mundo que se destacam com produtos e serviços que fornecem soluções para o planeta e definem o futuro da energia limpa.  O Fórum ACIM Mulher será aberto ao público e transmitido no canal do YouTube e na página do Facebook da ACIM. A participação será gratuita.  Foto: Beatriz Vergueiro, head de produtos ESG na XP Investimentos

Ver mais

ACIM - ASSOC. COM. E EMPRESARIAL DE MARINGÁ, CNPJ 79.129.532/0001-83, RUA BASÍLIO SALTCHUCK, 388 CEP 87.013-190 CENTRO - MARINGÁ PR

Cookies: nós guardamos estatísticas de visita para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.