0800-600-9595

Instituto Mercosul e SVN Investimentos fomentam comércio exterior

O câmbio é apontado pelas empresas como uma das maiores dificuldades de acesso ao comércio exterior. É o que aponta uma pequisa feita pelo Departamento de Pesquisa e Estatística (Depea), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Por isso, o Instituto Mercosul firmou parceria com a SVN Investimentos, que possui uma plataforma para fechamento de câmbio de importação e exportação, sem cobrança de tarifas.

Por meio da parceria, as empresas de Maringá e região têm um canal direto para tirar dúvidas e acompanhar a compra e venda de moedas estrangeiras. Entre os pontos sensíveis para fechamento de câmbio estão os custos, o operacional e o ‘timing’ de mercado, como explica o head de câmbio da SVN Investimentos, Renan Ferreira Mazzo.

“O primeiro ponto que os importadores e exportadores geralmente têm dificuldade é em relação aos custos abusivos cobrados por muitas instituições financeiras. As operações realizadas por meio da SVN têm tarifa isenta e taxa abaixo da média do mercado. Além disso, empreendedores que estão iniciando operações com o comércio exterior têm dificuldade para operacionalizar os fechamentos de câmbio, não sabem como solicitar cotações, quais documentos devem ser enviados etc. A mesa de câmbio da SVN ajuda nesse tipo de demanda, auxiliando o cliente em todas as etapas do fechamento. Outro ponto diferencial é em relação às oportunidades, já que o mercado de câmbio tem volatilidade alta. Os profissionais da SVN atualizam os clientes sobre os melhores momentos para realizar remessa, tanto de envio quanto de recebimento do exterior”, detalha.

O assessor de investimentos da SVN, Milton Milani, destaca que a parceria com beneficiará principalmente as pequenas e médias empresas. “O objetivo é levar um produto que boa parte dos clientes do Instituto Mercosul tem, mas com um custo bem menor. O convênio beneficia principalmente os pequenos e médios empresários que muitas vezes pagam caro no câmbio, o que reduz a margem de lucro. Vamos reduzir os custos de importação e exportação para as empresas, já que a SVN não tem tarifas de fechamento de câmbio”, reforça.

Para o presidente do Instituto Mercosul, Aluízio Andreatta, "a parceria tem o objetivo de facilitar a operacionalização dos fechamentos de câmbio de exportação e importação, com significativa redução dos custos para as operações realizadas com a SVN, por meio do Instituto Mercosul. Estamos preparados para ajudar os empresários a reduzir custos para que suas empresas sigam mais fortes no mercado", frisa.

Os interessados podem entrar em contato com a equipe do Instituto Mercosul por WhatsApp (44) 3025-9613. Mais informações pelo site www.institutomercosul.org.br

ACIM - ASSOC. COM. E EMPRESARIAL DE MARINGÁ, CNPJ 79.129.532/0001-83, RUA BASÍLIO SALTCHUCK, 388 CEP 87.013-190 CENTRO - MARINGÁ PR