0800-600-9595
(44) 3025-9595

Palavra do Presidente


A campanha eleitoral já começou

Acim - Presidente

No Brasil, mais de 5,5 mil candidatos serão eleitos prefeitos e outros quase 58 mil serão vereadores. Adiado por causa do coronavírus, o primeiro turno acontecerá em 15 de novembro e o segundo turno, em 29 de novembro. Além da pandemia, esta eleição será a primeira em que estão proibidas as coligações para as eleições proporcionais, ou seja, para vereadores.
A propaganda pela internet já iniciou, e na TV e rádio começará em 9 de outubro. Com pouco mais de 45 dias de campanha e em meio a uma pandemia, os eleitores terão o desafio de escolher os candidatos que ajudam a resolver os problemas do dia a dia, como educação de ensino básico, asfaltamento, saneamento, coleta de lixo, transporte público e tantos outros projetos que impactam a vida do cidadão.
A ACIM e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) receberão, novamente, os candidatos a prefeito para apresentar suas propostas. E desta vez haverá transmissão ao vivo pelo YouTube (www.youtube.com/user/acimvirtual), com participação aberta à comunidade, e, por isso, uma excelente oportunidade para conhecer os postulantes ao cargo de prefeito.
Dos 13 candidatos que concorrem ao cargo, 12 irão à sede da ACIM para apresentar suas plataformas de governo. As explanações ocorrerão nos dias 5, 20 e 26 de outubro e em 3 de novembro. Serão três candidatos com direito ao uso da palavra por dia.
Ainda que possa haver entre alguns eleitores o temor de votar, em virtude do coronavírus, é importante a participação nesse processo e na escolha criteriosa dos nossos representantes. No dia da eleição não haverá necessidade de identificação biométrica, conforme recomendação de um grupo de infectologistas. Isso reduzirá riscos de infecção e aglomerações, já que a biometria é mais demorada do que a assinatura no caderno de votação. Os eleitores também poderão levar a própria caneta e se assim desejarem, não precisarão receber o comprovante de votação.
O processo eleitoral é um instrumento imprescindível para a democracia, e expressar nosso desejo, por meio do voto, é um dever cívico.



Michel Felippe Soares é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)


ACIM - ASSOC. COM. E EMPRESARIAL DE MARINGÁ, CNPJ 79.129.532/0001-83, RUA BASÍLIO SALTCHUCK, 388 CEP 87.013-190 CENTRO - MARINGÁ PR